II Encontro Micro-Regional de Fonoaudiologia do CREFONO 3


FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO

Florianópolis - SC

26 de novembro de 2010


   Em busca da excelência em sua Atuação, a Fonoaudióloga Ingrid Vieira, participou na última sexta-feira do II ENCONTRO MICRORREGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA DO CREFONO 3, com a temática FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO, que foi realizado na cidade de Florianópolis - SC.

Fonoaudióloga Ingrid Vieira com a Delegada do CREFONO 3 Fga. Josiane Borges

   O Encontro contou com a participação de fonoaudiólogos de todo o Estado e com Palestrantes conceituados nacionalmente, como a Conselheira Fga. Dra. Claudia Sordi Ichikawa com o tema O papel do fonoaudiólogo e as possibilidades de atuação na escola, a Fga. Juliana Schambach com o tema Orientações e Cuidados com os alunos protetizados em salas de aula e Psicólogo Dr.  Celso Francisco Tondim.

Conselheira Fga. Dra. Claudia Sordi Ichikawa: O papel do fonoaudiólogo e as possibilidades de atuação na escola


   A Fga. Dra. Claudia Sordi, deixou claro o que está nõ código de ética do profissional, que o fonoaudiólogo com atuação na escola não está lá para realizar atendimento o aluno e sim desenvolver um trabalho com toda a comunidade escolar, ou seja, PROMOVER SAÚDE.

   Dentro do espaço escolar, a Família e a Escola precisam ser orientados, e quando fala-se de Escola, remete-se a toda comunidade escolar, desde o porteiro, a merendeira, a secretária, pais e professores, todos que contextualizam o espaço da criança.

   Quando realiza-se uma ação educativa, consegue-se diminuir os agraves, como nos casos de Desvios Fonológicos (chamados antigamente de Dislalias).

   O Fonoaudiólogo deve participar do Planejamento Escolar, inserindo aspectos preventivos ligados aos assuntos fonoaudiológicos, inclusive falar e discutir métodos de alfabetização.

   A Fonoaudiologia Educacional tem um papel PROFILÁTICO E PREVENTIVO, desenvolvendo programas com as famílias, equipe interdisciplinar e alunos. O fonoaudiólogo tem o papel de Orientar e Capacitar os professores, abordando ascpectos do desenvolvimento humano, instruindo-os sobre a área de linguística, pois os Cursos de Pedagogia não apresentam em sua grade currícular a disciplina de linguística, essenical para compreensão da construção da linguagem escrita.

Criar Programas de Prevenção, olhando a criança com mais cuidado! 

   A identificação dos fatores de risco, como o atraso no desenvolvimento da linguagem oral, não é para rotular a criança, mas sim, para olhar os aspectos do desenvolvimento com mais cuidado. Contribuindo assim para o Pedagogo desenvolver um modelo pedagógico pautado na estimulação multissensorial, investindo no Método Fônico (método das Boquinhas).

Os Atrasos de Linguagem são fatores de risco na Educação Infantil.

   A Alfabetização é um momento de risco para crianças que apresentaram atraso no desenvolvimento da linguagem oral, ou alterações fonológicas, ainda que superados.

   O Fonoaudiólogo dever criar programas de prevenção, orientando os pedagogos nos aspctos de audição e linguagem, com o objetivo de estimular habilidades de audição na Educação Infantil, preparando a criança para alfabetização e previnindo casos de Dislexia. Desta forma, acontecerá uma organização do Sistema Nervoso Central (córtex auditivo), preparando a criança para o fortalecimento da aprendizagem, estimulando o cérebro desde pequeno para desenvolver habilidades (consciência fonológica) que são fundamentais para alfabetização.

Fonoaudióloga Ingrid Vieira com a Fonoaudióloga Débora Frutuoso (supervisora do Estágio de Fonoaudiologia Educacional)


Reencontro da Fonoaudióloga Ingrid Vieira com a Prof. Fga. Fabiane Fabiane Baptistoti

Fonoaudiólogas Carla Cristofolini, Vanessa Ertel e Débora Frutuoso (Equipe de Fonoaudiologia Educacional de São José) 
Livro: Fonoaudiologia e Educação: uma parceria necessária
Organizadores: Angela Ribas e Solange Pazini
CRFa 3a. 2010

Psicólogo  Dr. Celso Francisco Tondim
Palestra: A Atuação do Psicólogo na perspectiva dos Direitos Humanos

   O II Encontro Micro-Regional de Fonoaudiologia do CREFONO 3 - Fonoaudiologia e Educação encerrou com a palestra do Psicólogo Dr. Celso Francisco Tondim, abordando a perspectiva dos Direitos Humanos. Prof. Celso, enfatizou que os profissionais que atuam nas escolas precisam primeiramente realizar um estudo do espaço e noção de território, conhecer bem seu público alvo, pois cada comunidade é única, o que na Fonoaudiologia refere-se como Diagnóstico Institucional. Sua fala confirmou os aspectos abordados pelos outros profissionais, Interagir a Educação e a Escola, Interligando as Políticas para entender as famílias.  Psicólogo Dr. Celso Francisco Tondim, sugeriu leitura de Rui Canário, do Projeto Escola da Ponte em Portugal. e acesso ao http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/, link de vídeos interessantes.




Divulgação do Evento no Jornal Biguaçu em Foco



"O trabalho fonoaudiológico na escola permite que o profissional atue em diferentes frentes e disponibilize a comunidade em geral, conhecimentos relativos à comunicação humana."

   Segundo a Lei 6965 de 1981, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo, em seu artigo 4o. determina:


"É da competência do fonoaudiólogo participar de equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos".







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Fonoaudióloga há 15 anos, CFFa 3- 9152 Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Pós Graduada em Educação Especial : Práticas Inclusivas Pós Graduanda em Transtorno do Espectro Autista Certificada em Interveção Naturalista - Modelo Denver Responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia da APAE de Biguaçu - SC e no consultório privado em São José - SC. Realiza avaliação e terapia fonoaudiológica na área de linguagem e processamento auditivo, com vasta experiência no atendimento de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Apraxia de Fala, Síndrome de Down, Transtornos de Linguagem e Transtorno no Espectro Autista - TEA.