Respirar pela boca pode atrapalhar o crescimento das crianças e ser um dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

   A respiração é uma função vital!

   O Ideal é a Repiração Nasal!

   Os pais e profissionais que intereagem com as crianças precisam conhecer os sinais da respiração oral, que influenciam na qualidade da aprendizagem.   O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para trabalhar as funções neurovegetativas de sucção, respiração, mastigação e deglutição.

   As crianças com respiração predominantemente oral podem ser tratadas com sucesso através de terapia fonoaudiológica, que baseia-se em reeducar a musculatura oral, e aprendizagem do "uso do nariz", por meio de atividades lúdicas e orientações a família.


   No último sábado, 22 de janeiro, o Programa Vida e Saúde da RBS TV, apresentou a importância do Tratamento Fonoaudiológico nas crianças que apresentam respiração oral.




 

   O pediatra entrevistado, Dr. Cecin, enfatizou que muitos casos de crianças com dificuldades em alimentar-se e dificuldades de apredizagem apresentam como característica inicial a Respiração Oral.

    Assista a reportagem:




  No tratamento fonoaudiológico o foco é para a aprendizagem do "uso do nariz", sempre de forma lúdica, utilizando jogos e brinquedos. As atividades e exercícios realizados contribuem para oxigenação cerebral resultando no melhor desempenho educacional da criança.

 

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Fonoaudióloga há 15 anos, CFFa 3- 9152 Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Pós Graduada em Educação Especial : Práticas Inclusivas Pós Graduanda em Transtorno do Espectro Autista Certificada em Interveção Naturalista - Modelo Denver Responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia da APAE de Biguaçu - SC e no consultório privado em São José - SC. Realiza avaliação e terapia fonoaudiológica na área de linguagem e processamento auditivo, com vasta experiência no atendimento de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Apraxia de Fala, Síndrome de Down, Transtornos de Linguagem e Transtorno no Espectro Autista - TEA.