MINISTÉRIO DA SAÚDE REGULAMENTA UNIDADES NEONATAIS, TORNANDO OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DE FONOAUDIÓLOGO


   O Ministério da Saúde publicou a Portaria Nº 930/2012, que define as diretrizes e objetivos para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave e os critérios de classificação e habilitação de leitos de Unidade Neonatal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria define aparelhos, utensílios e serviços indispensáveis, bem como a estrutura mínima da equipe multidisciplinar que deve dar suporte tanto ao serviço de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, como às Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e pelo método Canguru.
   Em todas as classificações, a presença de um fonoaudiólogo disponível para a unidade é considerada obrigatória, ao lado de outros profissionais de saúde. Todos os estabelecimentos que tenham UTI Neonatal habilitadas em conformidade com normatizações anteriores deverão se adequar às novas regras em seis meses, sob pena de perda da habilitação.
   A intervenção fonoaudiológica dentro das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal,  é  indispensável nas equipes interdisciplinares.
Davi, filho da minha amiga psicopedagoga Zoraia Rabelo, durante a realização do Teste da Orelhinha

 Além do Teste da Orelhinha (otoemissões), que deve ser realizado com todos os recém nascidos, a primeira avaliação é realizada com o bebê ainda dentro da incubadora, são avaliadas a presença dos reflexos orais, força e ritmo da sucção, coordenação entre sucção- respiração e deglutição, condições do neonato em realizar a função de alimentação e qual meio será utilizado para tal, ou seja, se haverá estimulação oral pré e/ou peri gavagem ou se existe ossibilidade de alimentação direta na mãe, enfatizando o estímulo ao aleitamento materno e complementação alimentar via oral com uso de copo. 





Palestra na UNIVALI

A fonoaudióloga Ingrid Vieira foi convidada para realizar uma palestra de abertura na 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho  -  SIPAT que aconteceu no período de 08/06 à 13/06/2012, na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI – Campus Biguaçu.


SIPAT da UNIVALI

O SIPAT é um evento obrigatório nas empresas brasileiras segundo a legislação trabalhista. Deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com o objetivo de conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes.


O tema "Saúde Vocal" possibilitou aos colaboradores da UNIVALI perceberem a importância da sua voz no ambiente de trabalho.

Vale enfatizar que 70 % dos trabalhadores brasileiros utilizam a voz como instrumento de trabalho (advogados, professores, radialistas, telefonistas, cantores, religiosos, vendedores...), sendo que a voz quando administrada demasiadamente, pode causar patologias que comprometem o desempenho do trabalho.



Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Fonoaudióloga há 15 anos, CFFa 3- 9152 Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Pós Graduada em Educação Especial : Práticas Inclusivas Pós Graduanda em Transtorno do Espectro Autista Certificada em Interveção Naturalista - Modelo Denver Responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia da APAE de Biguaçu - SC e no consultório privado em São José - SC. Realiza avaliação e terapia fonoaudiológica na área de linguagem e processamento auditivo, com vasta experiência no atendimento de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Apraxia de Fala, Síndrome de Down, Transtornos de Linguagem e Transtorno no Espectro Autista - TEA.