Mastigação

 
   As crianças que demoram para iniciar a introdução de alimentos sólidos apresentam como consequência alterações na linguagem oral e na articulação dos fonemas.
 
   A alteração na articulação dos fonemas acontece devido ao fato da musculatura oral não desevolver adequadamente com o estímulo da mastigação.
 
   A mastigação é a função mais importante para o equilíbrio das estruturas orofaciais. Ela mantém a força dos músculos do rosto, modela a forma dos ossos e a posição dos dentes, além de ser a primeira fase da digestão dos alimentos.
 
  
Músculos da face responsáveis pela sucção, deglutição, mastigação e fala.
 
 É um engano comum achar que o bebê deve comer papinhas batidas e peneiradas por muito tempo. Esse tipo de consistência não estimula a força dos músculos e o desenvolvimento dos ossos faciais.
O ideal é abandonar antes dos 2 anos o hábito de sucção pela mamadeira e fazer iniciar o quanto antes a introdução de alimentos sólidos como os pães, frutas e verduras.
 
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/garoto-com-pavor-de-comer-tem-1-refeicao-apos-tratamento-pioneiro.html


Mal de Parkinson

Terapia Fonoaudiológica é essencial no Mal de Parkinson 
 
 
   O Mal de Parkinson é uma alteração neurológica progressiva e sua causa ainda não é conhecida. Alguns estudos recentes apresentam casos de mal de Parkinson em adultos jovens com achados relacionando ao fator hereditário.  
   Os sintomas característicos são: tremores, rigidez e bradicinesia, apresentando desordens na respiração, na articulação da fala, na mastigação e na deglutição. Pode acontecer a redução na intensidade da voz e da inteligibilidade da fala, ausência de modulação e entonação, gerando uma fala monótona. Em alguns casos ocorre dificuldades relacionadas à deglutição devido à diminuição da força muscular, dificuldade na realização de movimentos voluntários e redução da peristalse faringea, estas alterações podem ter como conseqüência a aspiração de restos de alimentos, saliva e líquidos para o pulmão.
   Devido a estas dificuldades relacionadas a linguagem oral, voz e deglutição é indispensável acompanhamento com o fonoaudiólogo , buscando a reabilitação da deglutição e melhorando o processo comunicativo, contribuindo assim para a melhoria na qualidade de vida do indivíduo.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Fonoaudióloga há 15 anos, CFFa 3- 9152 Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Pós Graduada em Educação Especial : Práticas Inclusivas Pós Graduanda em Transtorno do Espectro Autista Certificada em Interveção Naturalista - Modelo Denver Responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia da APAE de Biguaçu - SC e no consultório privado em São José - SC. Realiza avaliação e terapia fonoaudiológica na área de linguagem e processamento auditivo, com vasta experiência no atendimento de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Apraxia de Fala, Síndrome de Down, Transtornos de Linguagem e Transtorno no Espectro Autista - TEA.