Surdo não é Mudo

Hoje, 26 de setembro, comemora-se o Dia do Surdo!
Dia de Lembrar que os Surdos não são mudos e podem ser oralizados!


Existe uma confusão do termo "surdo-mudo"! 
A verdade é que o Deficiente Auditivo muitas vezes não fala poque não recebeu estímulos auditivos necessários para desenvolver a linguagem oral - e não por possuir algum problema nos órgãos fonoarticulatórios (boca, língua, bochechar, pregas vocais... ).
Existem diferentes graus de perdas auditivas (leve, moderada, severa e profunda), que determinam as consequências do desenvolvimento da criança e exigirão uma atuação fonoaudiológica própria e subjetiva.
As crianças com deficiência auditiva necessitam de terapia fonoaudiológica precoce, com objetivo de desenvolver a linguagem oral (englobando fala e voz). 
O papel do fonoaudiólogo em relação a criança deficiente auditiva abrange tanto a área da saúde como a área educacional. Compete ao fonoaudiólogo a função de reabilitação do surdo, a seleção e indicação de prótese auditiva e treinamento auditivo com a prótese ou implante coclear, bem como todo trabalho de orientação da família e equipe escolar.


Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Fonoaudióloga há 15 anos, CFFa 3- 9152 Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Pós Graduada em Educação Especial : Práticas Inclusivas Pós Graduanda em Transtorno do Espectro Autista Certificada em Interveção Naturalista - Modelo Denver Responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia da APAE de Biguaçu - SC e no consultório privado em São José - SC. Realiza avaliação e terapia fonoaudiológica na área de linguagem e processamento auditivo, com vasta experiência no atendimento de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Apraxia de Fala, Síndrome de Down, Transtornos de Linguagem e Transtorno no Espectro Autista - TEA.