Uma Alteração neuro-comportamental que interfere no desenvolvimento social, na linguagem e na capacidade criativa da criança, o autismo infantil não tem causa conhecida nem cura, pois não é uma doença, é uma condição. Mas, quando diagnosticado e tratado precocemente por profissionais especializados, tem seus sintomas gradualmente amenizados, permitindo uma rotina muito próxima do normal, com desenvolvimento de linguagem e interação social.
A primeira orientação que Dr. Miguel Higuera referiu foi: "Não tente interpretar o que as crianças com Transtorno do Espectro Autista querem falar, não super-estimule". Pois, esta criança pensa diferente, com mais realismo e objetividade, ou seja, eles são próprios, precisando de uma informação por vez.
O fonoaudiólogo Miguel Higuera confirmou a minha prática, enfatizando que o terapeuta da linguagem deve olhar esse paciente como um todo, conhecer a sua realidade, suas experiências na escola e na família.
O FONOAUDIÓLOGO PRECISA SEMPRE ENVOLVER E TRABALHAR JUNTO COM A FAMÍLIA.
A LINGUAGEM É O RESULTADO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.
Dr. Miguel Higuera demonstrou por meio de exemplos e vídeos de sua prática, a importância do envolvimento das famílias na terapia fonoaudiológica.
Antes de aprender a falar, precisamos de Intenção Comunicativa, sendo assim nossas crianças precisam aprender a interagir, mesmo sabendo que as evoluções são lentas, precisamos de mudanças pequenas nas rotinas de vida diária, fazendo os pais perceberem que esses momentos devem ser aproveitados.
![]() |
Fonoaudióloga Ingrid Vieira após o Curso com Fonoaudiólogo Miguel Higuera |