Os objetivos trabalhados em terapia fonoaudiológica são: fortalecer as fibras da língua, importante no processo de deglutição e articulação (fala); fortalecer também a musculatura dos lábios e bochechas; conscientizar a postura de língua e lábios (na papila e ocluídos, respectivamente); modificar a função mastigatória, a qual deve ser bilateral; colocar ponto e modo articulatório no momento da articulação, a qual pode ter uma projeção de língua no momento da fala; entre outros aspectos verificados no momento da avaliação ou que seu ortodontista tenha observado.
Um padrão incorreto de articulação, postura de língua em repouso, deglutição ou mastigação podem deformar a arcada dentária, e impede tratamento ortodôntico efetivo.
A avaliação da deglutição inclui procedimentos clínicos que visam analisar a integridade e o funcionamento das estruturas orofaríngeas responsáveis pela deglutição e pelas habilidades alimentares. A realização de avaliações complementares auxiliará sobremaneira na compreensão dos mecanismos fisiopatológicos da deglutição, podendo incluir a videofluoroscopia.
A videofluroscopia é indicada para suspeitas de disfagia, para aferfeiçoar seu conhecimento a Fonoaudióloga Ingrid participou do curso de Avaliação Videofluroscópica da Deglutição ministrado pela Fonoaudióloga Dra. Elisa Gomes Vieira.
Vantagens:
1. Técnica consagrado e difundida.
2. Teste compreensivo e com visão fisiológica de todas as fases da deglutição.
3. Estudo dinâmico da anatomia.
4. Permite avaliação de manobras de posição da cabeça e de alteração da consistência do alimento na execução da deglutição.
Professora Fonoaudióloga Dra. Elisa Vieira apresentando o equipamento de Videofluroscopia da Deglutição