A fonoaudióloga Ingrid Vieira participou no dia 25 de outubro de 2010, do I Curso de Capacitação em Síndrome de Down, na Associação Amigo Down, que apresentou a proposta de intrumentalizar profissionais da área da saúde que trabalham nas APAEs do Estado de Santa Catarina.
O Curso abordou aspectos teóricos e práticos sobre a Síndrome de Down, desde a prevenção, a reabilitação, tratamentos interdisciplinares (e não multidisciplinares) e envelhecimento com qualidade de vida.Palestras com profissionais conceituados do Estado de Santa Catarina, como a Bióloga Dra. Ingrid T. Barbato, que explanou sobre os aspectos genéticos da Síndrome, trazendo como novidade científica, estudos com uso de medicamentos para otimização do desenvolvimento cognitivo.
A Enfermeira Ana Beduscki Nahas, além do seu depoimento, abordou a importância dos hábitos alimentares saudáveis na criança e também do adulto com Síndrome de Down.
Dra. Gisele De Luca, Geneticista, esplanou os aspectos importantes da avaliação inicial e continuada, explicou que o corpo é formado por pequenas unidades chamadas células e dentro de cada uma estão os cromossomos, que são responsáveis por todo o funcionamento da pessoa e suas características. Definida como um acidente genético, a síndrome de Down é causada pela alteração de um dos pares de cromossomos da célula humana, o de número 21. Cada célula normal tem 46 cromossomos iguais, dois a dois. Com a alteração, as pessoas com a síndrome têm 47 cromossomos, por isso acabam tendo mais dificuldades de desenvolvimento e apresentam um sistema imunológico mais propenso a doenças como infecções e problemas do coração, que foram abordados pela Caridologista Dra. Arlete S. Silveira. Entra aí a importância do trabalho em equipe, com as completas avaliações pediátricas e, do acompanhamento interdisciplinar, com objetivo de diminuir agraves, buscando a qualidade de vida.
Odontóloga Dra. Daniele Breder
Mais de 150 profissionais participaram do Curso de Capacitação
Nenhum comentário:
Postar um comentário