Avaliação Fonoaudiológica

A avaliação fonoaudiológica é a observação das estruturas orofaciais (língua, lábios e bochechas), e as funções de respirar, sugar, mastigar e deglutir. Essa avaliação contribui significativamente para o trabalho integrado no tratamento ortodôntico, oferecendo melhor acompanhamento do caso e um melhor prognóstico. Além disso, a terapia fonoaudiológica torna mais eficiente o trabalho ortodôntico e, muitas vezes, abrevia, de maneira significativa, o tempo de duração dos tratamentos.



Os objetivos trabalhados em terapia fonoaudiológica são: fortalecer as fibras da língua, importante no processo de deglutição e articulação (fala); fortalecer também a musculatura dos lábios e bochechas; conscientizar a postura de língua e lábios (na papila e ocluídos, respectivamente); modificar a função mastigatória, a qual deve ser bilateral; colocar ponto e modo articulatório no momento da articulação, a qual pode ter uma projeção de língua no momento da fala; entre outros aspectos verificados no momento da avaliação ou que seu ortodontista tenha observado.


Um padrão incorreto de articulação, postura de língua em repouso, deglutição ou mastigação podem deformar a arcada dentária, e impede tratamento ortodôntico efetivo.





A avaliação da deglutição inclui procedimentos clínicos que visam analisar a integridade e o funcionamento das estruturas orofaríngeas responsáveis pela deglutição e pelas habilidades alimentares. A realização de avaliações complementares auxiliará sobremaneira na compreensão dos mecanismos fisiopatológicos da deglutição, podendo incluir a videofluoroscopia.

A videofluroscopia é indicada para suspeitas de disfagia, para aferfeiçoar seu conhecimento a Fonoaudióloga Ingrid participou do curso de Avaliação Videofluroscópica da Deglutição ministrado pela Fonoaudióloga Dra. Elisa Gomes Vieira.



Videofluoroscopia da deglutição: Atualmente considerada o padrão-ouro para avaliação da deglutição. Realizada com a presença do fonoaudiólogo, especialista da deglutição em uma sala de fluoroscopia onde o paciente recebe alimentos líquidos, pastosos e sólidos radiopacos em volumes crescentes, sendo examinado em posições ântero-posterior e principalmente lateral.
Vantagens:
1. Técnica consagrado e difundida.
2. Teste compreensivo e com visão fisiológica de todas as fases da deglutição.
3. Estudo dinâmico da anatomia.
4. Permite avaliação de manobras de posição da cabeça e de alteração da consistência do alimento na execução da deglutição.



Professora Fonoaudióloga Dra. Elisa Vieira apresentando o equipamento de  Videofluroscopia da Deglutição




 

Um comentário:

  1. Guigo...
    Parabens pelo blog, está lindo.
    Sinto orgulho em ser sua amiga.
    Uma pessoa tão dedicada a sua profissão e faz com muito amor.
    Deus abencoe sempre o teu caminho!
    Beijo Tati

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Fonoaudióloga há 15 anos, CFFa 3- 9152 Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Pós Graduada em Educação Especial : Práticas Inclusivas Pós Graduanda em Transtorno do Espectro Autista Certificada em Interveção Naturalista - Modelo Denver Responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia da APAE de Biguaçu - SC e no consultório privado em São José - SC. Realiza avaliação e terapia fonoaudiológica na área de linguagem e processamento auditivo, com vasta experiência no atendimento de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Apraxia de Fala, Síndrome de Down, Transtornos de Linguagem e Transtorno no Espectro Autista - TEA.