II Encontro Micro-Regional de Fonoaudiologia do CREFONO 3


FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO

Florianópolis - SC

26 de novembro de 2010


   Em busca da excelência em sua Atuação, a Fonoaudióloga Ingrid Vieira, participou na última sexta-feira do II ENCONTRO MICRORREGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA DO CREFONO 3, com a temática FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO, que foi realizado na cidade de Florianópolis - SC.

Fonoaudióloga Ingrid Vieira com a Delegada do CREFONO 3 Fga. Josiane Borges

   O Encontro contou com a participação de fonoaudiólogos de todo o Estado e com Palestrantes conceituados nacionalmente, como a Conselheira Fga. Dra. Claudia Sordi Ichikawa com o tema O papel do fonoaudiólogo e as possibilidades de atuação na escola, a Fga. Juliana Schambach com o tema Orientações e Cuidados com os alunos protetizados em salas de aula e Psicólogo Dr.  Celso Francisco Tondim.

Conselheira Fga. Dra. Claudia Sordi Ichikawa: O papel do fonoaudiólogo e as possibilidades de atuação na escola


   A Fga. Dra. Claudia Sordi, deixou claro o que está nõ código de ética do profissional, que o fonoaudiólogo com atuação na escola não está lá para realizar atendimento o aluno e sim desenvolver um trabalho com toda a comunidade escolar, ou seja, PROMOVER SAÚDE.

   Dentro do espaço escolar, a Família e a Escola precisam ser orientados, e quando fala-se de Escola, remete-se a toda comunidade escolar, desde o porteiro, a merendeira, a secretária, pais e professores, todos que contextualizam o espaço da criança.

   Quando realiza-se uma ação educativa, consegue-se diminuir os agraves, como nos casos de Desvios Fonológicos (chamados antigamente de Dislalias).

   O Fonoaudiólogo deve participar do Planejamento Escolar, inserindo aspectos preventivos ligados aos assuntos fonoaudiológicos, inclusive falar e discutir métodos de alfabetização.

   A Fonoaudiologia Educacional tem um papel PROFILÁTICO E PREVENTIVO, desenvolvendo programas com as famílias, equipe interdisciplinar e alunos. O fonoaudiólogo tem o papel de Orientar e Capacitar os professores, abordando ascpectos do desenvolvimento humano, instruindo-os sobre a área de linguística, pois os Cursos de Pedagogia não apresentam em sua grade currícular a disciplina de linguística, essenical para compreensão da construção da linguagem escrita.

Criar Programas de Prevenção, olhando a criança com mais cuidado! 

   A identificação dos fatores de risco, como o atraso no desenvolvimento da linguagem oral, não é para rotular a criança, mas sim, para olhar os aspectos do desenvolvimento com mais cuidado. Contribuindo assim para o Pedagogo desenvolver um modelo pedagógico pautado na estimulação multissensorial, investindo no Método Fônico (método das Boquinhas).

Os Atrasos de Linguagem são fatores de risco na Educação Infantil.

   A Alfabetização é um momento de risco para crianças que apresentaram atraso no desenvolvimento da linguagem oral, ou alterações fonológicas, ainda que superados.

   O Fonoaudiólogo dever criar programas de prevenção, orientando os pedagogos nos aspctos de audição e linguagem, com o objetivo de estimular habilidades de audição na Educação Infantil, preparando a criança para alfabetização e previnindo casos de Dislexia. Desta forma, acontecerá uma organização do Sistema Nervoso Central (córtex auditivo), preparando a criança para o fortalecimento da aprendizagem, estimulando o cérebro desde pequeno para desenvolver habilidades (consciência fonológica) que são fundamentais para alfabetização.

Fonoaudióloga Ingrid Vieira com a Fonoaudióloga Débora Frutuoso (supervisora do Estágio de Fonoaudiologia Educacional)


Reencontro da Fonoaudióloga Ingrid Vieira com a Prof. Fga. Fabiane Fabiane Baptistoti

Fonoaudiólogas Carla Cristofolini, Vanessa Ertel e Débora Frutuoso (Equipe de Fonoaudiologia Educacional de São José) 
Livro: Fonoaudiologia e Educação: uma parceria necessária
Organizadores: Angela Ribas e Solange Pazini
CRFa 3a. 2010

Psicólogo  Dr. Celso Francisco Tondim
Palestra: A Atuação do Psicólogo na perspectiva dos Direitos Humanos

   O II Encontro Micro-Regional de Fonoaudiologia do CREFONO 3 - Fonoaudiologia e Educação encerrou com a palestra do Psicólogo Dr. Celso Francisco Tondim, abordando a perspectiva dos Direitos Humanos. Prof. Celso, enfatizou que os profissionais que atuam nas escolas precisam primeiramente realizar um estudo do espaço e noção de território, conhecer bem seu público alvo, pois cada comunidade é única, o que na Fonoaudiologia refere-se como Diagnóstico Institucional. Sua fala confirmou os aspectos abordados pelos outros profissionais, Interagir a Educação e a Escola, Interligando as Políticas para entender as famílias.  Psicólogo Dr. Celso Francisco Tondim, sugeriu leitura de Rui Canário, do Projeto Escola da Ponte em Portugal. e acesso ao http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/, link de vídeos interessantes.




Divulgação do Evento no Jornal Biguaçu em Foco



"O trabalho fonoaudiológico na escola permite que o profissional atue em diferentes frentes e disponibilize a comunidade em geral, conhecimentos relativos à comunicação humana."

   Segundo a Lei 6965 de 1981, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo, em seu artigo 4o. determina:


"É da competência do fonoaudiólogo participar de equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos".







Um comentário:

  1. OI, Ingrid! Realmente, foi um evento de grande valia para os profissionais da Educação, sobretudo aqueles que não tem os conhecimentos específicos da área de fono.
    E, em especial, adorei te encontrar pessoalmente.
    Abraços!

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Fonoaudióloga há 15 anos, CFFa 3- 9152 Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Pós Graduada em Educação Especial : Práticas Inclusivas Pós Graduanda em Transtorno do Espectro Autista Certificada em Interveção Naturalista - Modelo Denver Responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia da APAE de Biguaçu - SC e no consultório privado em São José - SC. Realiza avaliação e terapia fonoaudiológica na área de linguagem e processamento auditivo, com vasta experiência no atendimento de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Apraxia de Fala, Síndrome de Down, Transtornos de Linguagem e Transtorno no Espectro Autista - TEA.