Curso: Promovendo a Inclusão

Compreendendo a Saúde Mental e os direitos da Criança e do Adolescente


 O Curso iniciou com Dr. Egon Frantz, neuropediatra de Blumenau, ministrando a palestra Distúrbios Neurológicos na Infância, demosntrou que além de dominar o assunto, gosta do que faz e acredita na importância do trabalho fonoaudiológico no desenvolvimento das crinças com Transtorno Global do Desenvolvimento.

Cada criança é única e precisa de intervenções com planejamentos individuais
O atraso no desenvolvimento na linguagem é, muitas vezes como já escrevi em outras postagens, a primeira característica de alguma alteração neurológica, então não podemos nos satisfazer apenas com o diagnóstico de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, temos que refletir enquanto profissionais: "são apenas atrasos ou são características do espectro autísta?".


Nos países desenvolvidos o Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autísta já é definido no primeiro ano de vida, e as intervenções adequadas são realizadas.


1 milhão de Autistas no Brasil


O Autismo no Brasil é mais comum que outros Distúrbios Neurológicos e, 90% dessas famílias  apresentam outros casos de pessoas dentro do espectro.


Na década de 80, 80% das crianças com Distúrbios Neurológicos apresentavam o diagnóstico de Deficiência Mental e com o avanço dos estudos científicos e da contribuíção dos estudiosos da área de linguagem, em 2008, 80% dos casos estão dentro do Espectro Autista.


O Autismo é uma situação neurogenética, e 92% dos casos apresentam Distúrbios de Linguagem significativos e necessitam de intervenção fonoaudiológica individual.


Temos que tratar a situação que a criança apresenta maior prejuízo, assim poderemos minimizar os sinais e sintomas. Com o aumento da expectativa de vida, e longevidade normal, temos que investir no ser humano com autismo.




Dentre as palestras, tive a oportunidade de ouvir mais uma vez a Psicopedagoga Lucimara Maia, do Instituto AFAMEL de Florianópolis - Abordou as Dificuldades de Aprendizagens  e as questões pedagógicas.


Sugeriu uma reflexão sobre o filme indiano, também indicado pela Sra. Margarete, mãe de paciente.


Como as Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial





Somos Todos Diferentes (Taare Zameen Par) - Trailer 2008
(Every Child is Special)Índia / 2007Cor / 165 min / 35mmDireção: Aamin Khan
Sinopse: Ishaan é um garoto incompreendido. Gosta de desenhar, mas não aprende nada na escola. Seu pai vê sua atitude como rebeldia e o envia para um internato. Lá, seu professor de arte descobre e mostra a todos que Ishaan tem algumas diferenças e um grande talento.



Equipe Interdisciplinar da APAE de Biguaçu esteve presente no Curso



3 comentários:

  1. Legal, Ingrid! Tava vendo tuas fotos aqui no lado, não sabia que estavas lecionando, também! Abraços...

    ResponderExcluir
  2. OI LINDA, VC PODE ME ENVIAR AS FOTOS DA TURMA DE PÓS BIGUAÇU...BJUS NEUSINHA
    neusacarol@iibest.com.br

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Fonoaudióloga há 15 anos, CFFa 3- 9152 Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Pós Graduada em Educação Especial : Práticas Inclusivas Pós Graduanda em Transtorno do Espectro Autista Certificada em Interveção Naturalista - Modelo Denver Responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia da APAE de Biguaçu - SC e no consultório privado em São José - SC. Realiza avaliação e terapia fonoaudiológica na área de linguagem e processamento auditivo, com vasta experiência no atendimento de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Apraxia de Fala, Síndrome de Down, Transtornos de Linguagem e Transtorno no Espectro Autista - TEA.