I Encontro - Transtorno do Espectro Autista: ENTENDER, ACEITAR E MOBILIZAR

   No sábado dia 25 de setembro de 2010, participei, a convite da Fonoaudióloga Claudia C. Cugnier Guenther, de um encantador e emocionante Encontro Teórico  Prático, que teve o objetivo de promover entendimento sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA.

    Sai deste Encontro Emocionada e Transformada, ao ouvir minha mestra Claudia C. Cugnier Guenther, a quem eu devo minha escolha na Educação Especial, falar com tanta propriedade e segurança sobre o assunto.


   O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD). Entretanto, neste contexto, a tradução correta de "pervasive" é "abrangente" ou "global", e não "penetrante" ou "invasivo".

   O Encontro aconteceu no Colégio Unificado em Balneário Camboriu, com a participação da Psicóloga Gisele Wagenfuhr Tridapalli, que abordou os aspectos teóricos do Diagnóstico e das Características do Transtorno do Espectro Autista. A Psicóloga, deixou claro que no T.E.A., o diagnóstico é Clínicos, pois não exixtem marcadores Biológicos, abordou as causas principalmente por fatores genéticos e ambientais, destacou a Tríade de Wing, com comprometimentos na comunicação, socilização e interação social.

Essa foi a terceira vez em que ouvi a Psicóloga Gisele, que acredita no trabalho interdisciplinar e enfoca a importância do Atendimento Fonoaudiológico precoce na criança com Transtorno do Espectro Autista. Nas crianças com T.E.A., o atraso de linguagem é significativo, para eles a linguagem é confusa, pois "Linguagem é um todo Coerente"
   A Psicóloga Heloisa Helena Coelho desenvolveu uma dinâmica que nos possibilitou colocar-nos no lugar do outro e em conjunto com a fala e vivência da fonoaudióloga Claudia Cugnier Guenther, possibilitando que todos os participantes convivessem com diferentes experiências sensoriais. "a vida é convivência com uma fantástica variedade de seres, seres humanos, velhos, adultos, crianças, das mais variadas raças, das mais variadas culturas, das mais variadas línguas, animais, plantas, estrelas... sensações...".

Vivência com a Psicóloga Heloisa H. Coelho

   Através desse encontro, reencontrei uma grande pessoa, Pedagoga Ms. Célia D. R. Hoefelmann, que com toda sua delicadeza, abordou as implicações relacionadas a Educação Inclusiva. Enfatizou a todo momento que devemos investir na Linguagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista. A Ms. Célia acredita que problemas relacionados ao comportamento, também estão ligados à dificuldade em se fazer entender e não ser compreendido pelo outro.

Ms. Célia Acredita na Plasticidade Neural e nas possibilidades de tratamentos por meio da linguagem.
"Devemos ensinar essa criança a fazer uso da linguagem oral".



   Para encerrar o dia, tive a honra de presenciar a Fonoaudióloga Ms. Doutoranda em Neurociência Claudia Maria Sedrez G. Ronchi, com o Tema: A Relação entre Linguagem e o Transtorno do Espectro Autista. Com sua abordagem da neurociência, Claudia falou da organização cerebral na criança com T.E.A. Deixou claro que está criança tem um cérebro sem lesão e por isso devemos investir na linguagem, introduzindo conteúdo lexical novo, provocando nossa criança dentro do que eles gostam e por meio da brincadeira, "encotrar um canal para afetar", buscando sempre o melhor dela, aquilo que mais afeta, para alcançar-mos uma resposta. Nossas provocações devem ser respaldadas de objetivos a serem alcançados. Não é dar padrões, e sim estabelecer o contato por meio do afeto, aumentando assim, o vocabulário mental.
 
Depoimento:   
 
Indicação do Livro:
"Olhe nos meus olhos" é a tocante narrativa e bem-humorada de alguém que cresceu com a Síndrome de Asperger numa época em que esse diagnóstico não existia. Desde criança, John Robison tinha dificuldades em relacionar-se com outras pessoas. Na adolescência, os problemas se agravaram e apenas aos 40 anos Robison foi diagnosticado, por um atento terapeuta: era portador de uma forma de autismo chamada síndrome de Asperger.




Eu sempre serei grata pelas minhas escolhas, e agradeço minha querida Claudia pela intensa demonstração de carinho, solidariedade e respeito. 


Atualizações:




No trabalho com a criança com T.E.A. é isso que eu acredito:
Amor, Afeto, Trabalho com Determinação e Objetivos... além da sistematicidade...
Ingrid

Um comentário:

  1. Querida Ingrid:

    Como na vida o que vale é quem temos por perto, sinto-me privilegiada ao ter-me sido oferecida a oportunidade de passar pela sua vida. Suas palavras de intenso carinho deixam claro que nosso encontro deixou marcas significativas. Ainda que estejamos longe, nossa história em muitos outros momentos nos colocará juntas outras vezes. Sinto-me imensamente feliz por ter alguém como vc por perto. Obrigada pela sua doce, encantadora e comprometida presença no encontro de sábado.
    Receba meu forte abraço de gratidão!
    Muitos bjs carinhos.


    Com carinho,
    Claudia Cristine Cugnier Guenther

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Fonoaudióloga há 15 anos, CFFa 3- 9152 Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa Pós Graduada em Educação Especial : Práticas Inclusivas Pós Graduanda em Transtorno do Espectro Autista Certificada em Interveção Naturalista - Modelo Denver Responsável Técnica pelo Serviço de Fonoaudiologia da APAE de Biguaçu - SC e no consultório privado em São José - SC. Realiza avaliação e terapia fonoaudiológica na área de linguagem e processamento auditivo, com vasta experiência no atendimento de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Apraxia de Fala, Síndrome de Down, Transtornos de Linguagem e Transtorno no Espectro Autista - TEA.