Audição do bebê

Devemos estimular a audição do nosso bebê desde a gestação!


A audição é um sentido importante para o desenvolvimento humano, principalmente no que se refere aos aspectos linguísticos e psicossociais. As vias auditivas já estão maturadas a partir do quinto mês de gestação, possibilitando que o feto apresente reações aos sons durante este período.
Estudos científicos relatam que o desenvolvimento do sistema auditivo que se inicia na vida intra-uterina, encerra-se durante o primeiro ano de vida da criança.

Fotografia de Alysson Vieira 



Estudos atuais mostram que os bebês guardam em sua memória canções e histórias complexas que lhes são repetidas nos três últimos meses de gravidez. Os bebês reconhecem essas canções depois do nascimento, e reagem muito mais atentamente àquelas que já conheciam. Parece que, de fato, os bebês tem memória. O recém-nascido tem reações diferentes ao ouvir a voz de sua mãe e de outras mulheres. 

Fotografia de Alysson Vieira

Estas pesquisas mostram que o recém-nascido já tem experiências auditivas prévias e que é capaz de reconhecê-las.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Fonoaudióloga com Atuação Clínica e Educacional Especialista em Didática Pedagógica Para Profissionais da Área da Saúde - UFSC - Pós Graduação em Educação Especial - Práticas Inclusivas - Formação em Avaliação e Reabilitação do Processamento Auditivo - Aperfeiçoamento em Educação Condutiva e Perícia Judicial (Consultora em Avaliação Audiológica Pericial)